terça-feira, 21 de abril de 2009

O cinema e seus personagens como agente transformador

“O homem é um agente transformador da sua realidade e de seu tempo. Com ele não só as relações interpessoais se alteram, mas também as relações com o mundo”, afirma Adilson Rogério de Almeida. Inicio este artigo inspirado pela pedagoga Andréia Aniskievicz, pensando no Buscapé, jovem pobre, negro, sensível, nascido e crescido em um universo de muita violência. O Buscapé do livro, do filme Cidade de Deus, extraído da favela carioca homônima e conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Penso no Buscapé como pessoa acuada pelo meio e pela mídia, desempregado, temeroso com a possibilidade de se tornar um bandido. Buscapé é salvo de seu eminente destino por conta de seu talento como fotógrafo. O hobby vira profissão e lhe permite que siga uma carreira bem sucedida. Através de seu olhar, atrás da câmera fotográfica, Buscapé analisa o cotidiano da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita e sem perspectivas.

Não falo aqui somente da Cidade de Deus. Hoje é aniversário da COHAB Cidade Tiradentes. 25 anos. O dia vai ser regado a pão e circo. Vem à mente a pergunta: há esperanças? É papel de um personagem do cinema ser agente transformador? De um lado, este complexo habitacional é bairro dormitório a 40 km do centro, população estimada em 660 mil habitantes, pouca infra-estrutura, baixa representatividade política, drogas e cachaça pipocando pelas esquinas, igrejas evangélicas prometendo salvação e acirrando a guerra contra terreiros de matriz africana, muito alarde partidário, Casas Bahia, Lojas Cem, supermercados Comprebem, Negreiros e Dia, descobriram a rota do lucro. Porém pouco ou nada tem feito em termos de capacitação e responsabilidade social, e nada parece estar dando jeito em nada. O cartão postal Avenida dos Metalúrgicos está lindo. Levante o tapete lá pelas quebradas do 81, Vila Paulista, Mata Sete Cruzes...

A baixa auto-estima é tamanha que se alguém disser entre-dentes que mora em Itaquera, Guaianazes, Jardim São Paulo, aperte mais um pouco e descobrirá que ele reside na Cidade Tiradentes. Entretanto, do outro lado, quando tudo parece perdido, entra em cena o Buscapé. O meu, o seu, o Buscapé presente em cada um de nós, sedento por uma oportunidade no Centro Cultural Arte Em Construção, ávido por uma chance de realizar seus sonhos na passarela da Escola de Samba Principe Negro, montar parceria com Tio Pac e Negro JC para juntos produzir e exibir Filmagens Periféricas, no CEU Água Azul. Ou quem sabe engrossar o projeto "Vamos Ler Um Livro", do Núcleo Cultura Força Ativa, como também documentar as atividades socio-culturais do Ilê Axé Omo Odé, do Pai Jair.

Tem aquele Buscapé que viaja de ônibus, conhece o sr. Adão, cobrador, e fica sabendo que ele é presidente da União dos Moradores da Cidade Tiradentes. O Buscapé que roda os postos de saúde, em busca de atendimento médico e topa com Ana Rita, uma das coordenadoras do MOCUTI. E se precisar saber informações sobre a negrada durante os anos de chumbo basta prosar com o Edward Francisco da Silva, o Edú, ao sabor de uma boa peixada feita pela Silvia da Silva, relações públicas da comunidade.

A zona sul tem a Cooperifa. A zona norte o Quilombhoje – Literatura. Uma escola de cinema com cineclube se faz necessário em Cidade Tiradentes, antes que algum espaço tipo multiplex tome conta do pedaço. Pesquisando na Internet, o estudo de Rafael Meira, alerta: "(...) as salas de cinema de Campo Grande/MS mudaram após a chegada do Cinemark, o único cinema multiplex da capital do Mato Grosso do Sul. Nele também é exposto como os outros cinemas criam possibilidades para não fecharem as portas devido a forte concorrência da multinacional. Não critico a superpotência das salas de cinema, na verdade, subliminarmente, percebo que ela é uma evolução da forma de projetar filmes e que veio pra ficar, sendo isso bom ou ruim."

Bom, creio que já falei demais. Quem não assistiu ou já assistiu, reassista o filme e depois venha dar um rolê na Cidade Tiradentes. Pode ser que não se pareça com a Cidade de Deus, mas tem suas semelhanças e muito o que fazer. Um bairro em construção sugere pessoas, temas e personagens em construção. Escolha seu Buscapé, arregace as mangas e mãos à obra. Ou à câmera...

Links relacionados:

O surgimento do cinema na Europa
http://paulo-v.sites.uol.com.br/cinema/primordios.htm

Cinema brasileiro: Um panorama geral
http://www.mnemocine.com.br/cinema/historiatextos/carla1BR.htm

Cinema do Brasil:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_Brasil

O negro brasileiro e o cinema
Autor: João Carlos Rodrigues
Temas: Análise e Reflexão, Cinema Brasileiro
http://www.curtagora.com/curtagoralivros/default.asp?Servico=MostraLivro&Codigo=759

Multiplex: o cinema no século XXI
http://mtv.uol.com.br/rockdomato/blog/multiplex-o-cinema-no-s%C3%A9culo-xxi

__________________________________________
Por: Oubí Inaê Kibuko - tamboresfalantes@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário